Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Stachytarpheta integrifolia (Pohl) Walp. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-03-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Lucas Moraes

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Danielli

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Fatima Regina G. Salimena


Justificativa

Endêmica do estado de Goiás (Salimena et al., 2013), apresenta EOO 4.139,81 km² e AOO de 16 km². É encontrada nos municípios de Formoso, Niquelândia e Alto Paraíso (Salimena et al., 2009). Restrita ao Cerrado, é encontrada em Campos Rupestres sobre solo quartzítico, em altitudes entre 485 m e 1.000 m (Atkins, 2005). Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. A área de distribuição da espécie encontra-se ameaçada pela presença de espécies exóticas (Ziller, 2001) e pelo aumento na frequência de queimadas (Tatagiba, 2010). Além disso, a espécie tem registro de coleta próximo ao município de Niquelândia (CNCFlora, 2013), conhecido por abrigar uma grande reserva de níquel, base de sua economia (IBGE, 2013). Tais ameaças resultam em um declínio contínuo da EOO, AOO e qualidade do hábitat da espécie, o que indica a necessidade de investimentos no controle e monitoramento destas, a fim de evitar que o táxon figure em uma categoria de risco de maior preocupação em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Stachytarpheta integrifolia (Pohl) Walp.;

Família: Verbenaceae

Sinônimos:

  • > Melasanthus integrifolius ;
  • > Stachytarpheta glauca var. subintegrifolia ;
  • > Valerianoides integrifolium ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em Repert. Bot. Syst. (Walpers) iv. 10.

Distribuição

Ocorre no estado de Goiás (Salimena et al., 2013); entre 485 m e 1.000 m de altit. (Atkins, 2005), encontrada nos municípios de Formoso, Niquelândia e Alto Paraíso (Salimena et al., 2009).

Ecologia

Arbusto com cerca de 1,6 m de altura, com longos internós. Folhas sésseis, auriculadas ou amplexicantes na base, com margem inteira ou serreada da metade para o ápice, glabras e com glândulas conspícuas. Flores com corola negra. Coletada pela última vez em 1992 (Salimena et al., 2009). Ocorre em Campo Rupestre sobre quartzo a aproximadamente 485 m a 1.000 m (Atkins, 2005).

Ameaças

8.1.2 Named species
Incidência local
Severidade high
Detalhes O capim-gordura, Mellinis minutiflora, assim como diversas espécies de Brachiaria, ameaça a diversidade natural do Cerrado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no planalto central, sendo igualmente comum em muitas outras regiões. Entre as plantas ornamentais, estão amplamente estabelecidas Impatiens walleriana ("maria-sem-vergonha") e Hedychium coronarium ("lírio-do-brejo"), para citar algumas (Ziller, 2001).

2 Agriculture & aquaculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes Além da presença de espécies exóticas, a ocorrência de queimadas é uma grande preocupação para a conservação da biodiversidade local (Tatagiba, 2010).

3.2 Mining & quarrying
Incidência local
Severidade high
Detalhes A espécie tem registro de coleta próximo ao município de Niquelândia. A economia de Niquelândia está intimamente ligada à mineração, atividade praticada desde tempos mais remotos (1735) até os dias de hoje. Niquelândia possui uma das maiores reservas de níquel do mundo (IBGE, 2013).

Ações de conservação

2.1 Site/area management
Situação: on going
Observações: Algumas das localidades onde foi coletada estão dentro do Parque Nacional de Chapada dos Veadeiros, no entanto, outras estão fora dos limites da área de proteção (Atkins, 2005).

Referências

- SALIMENA, F.; FRANÇA, F.; SILVA, T.R.S. Verbenaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 399-405.

- SALIMENA, F.R.G.; THODE, V.; MULGURA, M.; O'LEARY, N.; FRANÇA, F.; SILVA, T.R.S. 2013. Verbenaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB39640)

- ATKINS, S. The genus Stachytarpheta (Verbenaceae) in Brazil. Kew Bulletin, v. 60, n. 2, p. 161-272, 2005.

- ZILLER, S.R. Os processos de degradação ambiental originados por plantas exóticas invasoras. Revista Ambiente Florestal. Disponível em: <http://institutohorus.org.br/download/artigos/Ciencia%20Hoje.pdf> 2001. Acessado em 28 ago. 2013.

- TATAGIBA, M.M.A. Estudo da dinâmica espacial e temporaL dos incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Brasília, DF: Universidade Federal de Brasília, 2010.

- IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ Niquelândia Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/pesqmun.php?pesqmun=niquelandia >. Acessado em 24 de agosto . 2013

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>.

Como citar

CNCFlora. Stachytarpheta integrifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Stachytarpheta integrifolia>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 05/12/2014 - 16:52:37